- Startupedia
- Posts
- Chegou a hora de empreender ?
Chegou a hora de empreender ?
Uma das decisões mais importantes da sua vida
Chegou a hora?
Grande parte das pessoas já pensou em começar uma empresa, seja por descontentamento com seus empregos atuais, com seus chefes ou até mesmo com a intenção de serem chefes de sua própria vida. E talvez essa primeira faísca seja já um dos momentos que tem muito a ver com as probabilidades de sucesso ou de fracasso de sua iniciativa.
Por incrível que pareça a motivação errada pode levar sua futura empresa para o buraco muitas vezes antes de começar. Começar algo sem um foco claro, com o recurso adequado e o propósito correto criam muitas vezes uma relação de apostas erradas, investimentos equivocados e movimentos precipitados.
Outro erro comum é focar apenas em aspectos como empreender para ficar rico, se livrar do chefe, trabalhar menos, de qualquer lugar do mundo ou outras falácias que fazem o futuro founder largar tudo em busca de um pote de ouro no fim de um Arco-íris encantado.
Founder, não existe uma hora certa para empreender mas existem sim algumas coisas que te ajudam a mitigar os riscos de dar errado entre elas eu posso citar:
Experiência de Vida: Founder, empreender é um ato de resiliência. São anos desafiadores que somente os mais fortes conseguem enfrentar e superar. Não existe atalho e nem fórmulas mágicas. Por isso ter maturidade é um dos itens que eu acredito serem fundamentais para o sucesso de uma jornada empreendedora.
Você vai precisar lidar com sentimentos, com pessoas, com desafios que muitas vezes já pode ter enfrentando em outros contextos de vida e sua reação aos mesmos será a ponte e a fortaleza entre as etapas da jornada.
Todas as pesquisas apontam que a grande maioria das startups de sucesso são fundadas por pessoas acima de 40 anos e não pelos poucos jovens que são retratados na mídia. Experiência de vida conta muito e faz muita diferença.
Conhecimento de Mercado: Tenho um grande amigo que passou anos naquela dúvida, empreendo ou não empreendo. Executivo de destaque no mercado que atuava gozava de um respeito grande em sua atual empresa, tinha uma remuneração boa mas era infeliz.
Seus mais de 10 anos na mesma empresa já não o motivará mais e estava sempre murmurando aos cantos querendo novos desafios. Passou quase dois anos pensando na nova empresa e quando tomou a decisão de iniciar sua iniciativa o fez com o melhor dos mundos.
Já iniciou com clientes pagantes, com conhecimento profundo do mercado e com credibilidade de sobra. Uma empresa que hoje é destaque e emprega centenas de pessoas. Começar no mercado que você domina é um grande diferencial founder.
Recurso financeiro ou acesso ao Capital: pois é meu amigo, esqueça também aquela história de se começar algo sem muito dinheiro. A gente pode sim validar uma ideia sem gastar praticamente nada, mas iniciar uma empresa requer cada vez mais um grande investimento financeiro.
Precisamos de recursos em duas grandes pontas founder, uma ponta é a nossa parte pessoal. Vou replicar na integra uma mensagem que um grande amigo me enviou esses dias:
Fala meu rei, bom dia.
Tudo bem contigo?
Depois queria marcar um café pra gente prosear sobre "quando tomar coragem de abandonar a CLT, quando ela paga 90% das contas da família e vc tem um passivo legado de herança familiar" rs
Então, que momento desafiador não?
Acredito que muitos leitores devem estar com essa pulga atrás da orelha também. E te digo o seguinte founder, se você não tem como manter suas contas pessoais em dia por pelo menos, vinte e quatro meses, não se jogue ainda de cabeça. Veja, se você tem um gasto mensal familiar de 5 mil reais, você vai precisar founder de pelo menos 100 mil reais somente na sua reserva de emergência até o negócio engrenar.
E na outra ponta o dinheiro para sua startup, e aqui estamos falando cada vez mais de valores de centenas de milhares ou de milhões de reais. Sobre isso eu falo em outro post.
Esse é o primeiro capítulo do meu novo livro Startups - da ideia ao exit.
Se quiser saber tudo sobre o livro não deixe de assinar nosso mailing!