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Founder Sales
Você nunca deixa de vender.

Nada supera uma venda feita pelo founder da empresa!
Faz pouco mais de duas semanas estive conversando com um fundador de uma startup que nasceu dentro de uma organização maior e ele me comentava sua vontade de já montar um time comercial, estruturar os processos, contratar as ferramentas e ir ao mercado vender a solução que se quer estava minimamente viável.
Falei para ele que estava tudo errado e que as primeiras dezenas de vendas era ele que tinha que fazer e que para mim, se a empresa não passa dos 50 clientes pagantes, que ficam com a empresa pele menos 6 meses, sequer poderíamos falar que a mesma já encontrou seu product market fit.
Acelerando agora para a semana que acabou, em outro cliente meu, estamos no processo da escolha de uma plataforma SaaS para ajudar essa empresa numa iniciativa estratégica e estamos falando com 3 players relevantes do mercado.
Em um deles estamos sendo atendidos por um vendedor bem junior mas que fez seu trabalho sem causar grandes impressões, e olhe que é uma ferramenta que conheço bem e seria de longe a minha escolha em outro momento.
Na segunda, já temos um executivo de vendas um pouco mais experiente, a equipe já participou do processo (mesmo deixando a gente esperando numa das reuniões) e é uma plataforma muito madura que se vende sozinha pelo nome e tempo de mercado.
E a terceira empresa, onde o founder veio atender a gente o processo foi diferente. Nível de atendimento acima da curva, decisões mais rápidas, equipes mais engajadas e uma das coisas que particularmente mais aprecio no processo comercial, interesse genuíno no potencial cliente.
E detalhe essa é uma empresa com milhares de clientes, centenas de funcionários, já estabelecida mas que conta com a participação efetiva de um dos fundadores na batida comercial.
Ainda não decidimos qual ferramenta vamos contratar, mas eu acredito que você já entendeu qual se destacou nesse processo, não é mesmo?
E não é uma questão de perfil comercial não pois já acompanhei diversas operações onde um dos fundadores era péssimo do ponto de vista de habilidades de vendas, mas sua paixão pelo produto, conhecimento técnico e de mercado faziam toda a diferença e muitas vendas eram concretizadas por causa dessa paixão.
Então Founder, vai para rua, não deixe terceiros fazer essa etapa valiosa, principalmente no start da sua operação. Acredite em você!
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