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Meu chefe ainda não entende isso
O que é RevOps?
Mas afinal de contas o que é isso?
Ontem durante minha palestra na RevOps Week organizada pelo time da RevOps Community e da Levetta recebi ao final da mesma uma pergunta muito interessante:
Onde se encaixa o RevOps dentro das empresas?
E aqui ainda temos uma grande confusão entre alguns termos e até mesmo algumas posições dentro da empresa, cargos com siglas como GTM, Growth, CRO, CSO entre outros acabam dando um nó no organograma de muitas empresas.
Segundo o Job Description oficial do Linkedin para Chief revenue officer (CRO) essa posição é descrita como:
The CRO has ultimate accountability in aligning all revenue-generating departments and building strategic partnerships, to help drive a company’s profitability and success.
O CRO, que acaba tendo embaixo do seu chapéu as atividades de ops de Marketing ,Vendas, CS e em algumas empresas inclusive FinOps não é uma posição tática nem operacional, é uma posição estratégica que deveria ser par ao CSO e ao CMO da empresa.
Eu particularmente ainda sonho com um departamento de Revenue não segregado, onde poderíamos ter esse Job de CRO com equipes de Ops, Vendas, Marketing e CS abaixo do mesmo. Mas entendo que para muitas empresas faz sentido ter um Executivo de Ops, um de Vendas, Marketing e CS trabalhando em conjunto.
Como falamos ontem, existe um conflito muito grande entre o curto, o médio e o longo prazo nas empresas.
O que não indico é colocar a área de ops embaixo de vendas, marketing, cs ou outra estrutura que não permita a dimensão estratégica e acionável da função.
Estamos numa jornada de transformação e temos muito o que esclarecer ainda sobre Ops no mercado.
Você perdeu minha palestra ontem? Segue os slides da mesma!