Sou founder e não quero mais vender

Não se iluda fundador

Semana passada tive uma sessão de mentoria com um founder de uma startup com uma excelente situação financeira.

Mas com um grande desafio: sua startup conta com uma pequena carteira de cliente e uma parcela assustadora da receita na mão de apenas um grande cliente.

Ele me comentou que não queria mais estar nas vendas e que depois de quase dois anos ainda não tinha acertado com nenhuma pessoa ou processo comercial.

Hoje curiosamente falei com outro founder com uma situação também desafiadora quando se diz respeito a estrutura comercial, inclusive tendo contratado um dos mais renomados consultores de vendas do mercado e não ter visto resultado da consultoria prestada.

Aprendi com o tempo a ser muito pragmático em relação ao GTM da empresa e para mim existe um número mágico:

  • Se você como founder não fez pelo menos 40-50 vendas de qualidade, sua empresa ainda está longe de estar pronta para um processo comercial e até mesmo para contratações das famosas siglas do mercado (LDR, BDR, SDR, AE, CS, etc…)

O ideal inclusive é um dos founders sempre ser a ponta de lança da empresa e estar no comercial ou pelo menos acima dele. Conheço muitos cases onde o founder trouxe 100, 200, 400 e até mesmo 1000 vendas em empresas de SaaS.

Mas chegar nessas 50, 100 vendas requer muito esforço, técnica e um comprometimento do founder com o crescimento da empresa.

Então founder, você nunca vai deixar de vender, ainda vai sofrer muito para montar uma boa estrutura comercial e acertar nas abordagens de marketing para uma correta geração de demanda.

Agora se você quiser encurtar um pouco esse caminho, semana que vem começam os encontros da minha formação em Engenharia de Receita!